O 7º Nhemboaty será na Aldeia Varzinha, em Caraá (RS)

Do Guarani, ‘Nhemboaty’ significa ‘encontro entre aldeias’. Neste sentido, a realização de seis (6) Nhemboaty Mbyá Kuery ‘Encontros de gestão territorial e ambiental das aldeias Mbyá Guarani do Litoral Norte do RS’, com apoio do Projeto Taramandahy – Fase III proporcionou a reunião de oito aldeias e mais de 400 pessoas. Com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, e contando com apoio do Comitê Tramandaí, o Projeto pôde subsidiar os seis encontros, garantindo a alimentação, transporte e infraestrutura básica nas aldeias anfitriãs. Da mesma forma, apoiará o próximo Nhemboaty, entre os dias 16 e 18 de abril, na Aldeia Varzinha (Tekoa Ka’aguy Pa’ũ), localizada no município de Caraá (RS). A atividade será realizada em conjunto com o Conselho de Caciques e Lideranças Mbyá Guarani do Litoral Norte. Comumente, o último dia (18) será aberto a convidados representantes de instituições parceiras dos Guarani.

Os Nhemboaty deram continuidade aos encaminhamentos da I Conferência Temática de Assistência Técnica e Extensão Rural Mbyá Guarani do Território Rural do Litoral/RS, realizada em 2016, na qual foi demandada a realização de encontros em todas as aldeias do litoral para a construção do Plano de Vida Guarani. Além do apoio aos Nhemboaty, o Projeto está implantando sistemas ecológicos de tratamentos de efluentes domésticos em três aldeias da bacia do Rio Tramandaí. Eles servirão como modelo demonstrativo da tecnologia social de baixo custo, já utilizada no Centro de Referências Ambientais Taramandahy e poderão ser replicados nas outras aldeias.

Estas ações em prol dos Mbyá Guarani vão de encontro aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: ODS1: Erradicação da Pobreza; ODS6: Água Potável e Saneamento e ODS10: Redução das Desigualdades. Em tempo, estão entre as 175 ações do Plano Nacional para Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil (PAN Lagoas do Sul) coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como uma ferramenta de gestão criada pelo governo federal com enfoque no combate à extinção de espécies da flora e da fauna ameaçadas. Mais informações sobre o próximo Nhemboaty podem ser solicitadas ao assessor técnico do projeto, Gabriel Collares Poester, pelo WhatsApp (51) 9 9333-3503.