Apresentação – BHRT

A Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí

A Bacia do Rio Tramandaí possui uma superfície de 3000 km² inserindo-se na Região Hidrográfica Costeira do Sul, porção do território brasileiro cujas águas deságuam no Oceano Atlântico Sul. Na divisão hidrográfica do Rio Grande do Sul, a Bacia do Rio Tramandaí faz parte da Região das Bacias Litorâneas e apresenta diferenças marcantes no relevo, clima, geologia, vegetação, hidrografia, uso da terra e das águas.

As paisagens desta bacia hidrográfica são muito contrastantes. Em um curto espaço geográfico (dezenas de Km) podem ser percebidas as variações do relevo:

  • a extensa Planície Costeira, onde se destaca um “cordão” de lagoas, terras úmidas, restingas, dunas e uma praia oceânica com cerca de 150 Km de extensão;
  • a exuberante Serra Geral, com seus vales agrícolas, patamares e encostas florestadas recheados de arroios cristalinos;
  • o magnífico Planalto Meridional, entre 900 e 1.000 m de altitude sobre o nível do mar, onde ocorrem os Campos de Altitude e Matas com Araucárias, de clima sensivelmente mais frio do que na Planície e com os banhados formadores dos principais rios da Bacia.

Esta diversidade ambiental reflete a complexidade da estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Seu reconhecimento é base para a perpetuação da vida, incluindo as gerações humanas atuais e futuras.

 

Acima, à esquerda, as Regiões Hidrográficas no Brasil e, à direita, as Regiões Hidrográficas no RS. Abaixo, a delimitação da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.