A temática sobre ‘viveiragem’ e paisagismo funcional foi apresentada a alunos do ensino técnico em meio ambiente

Com o propósito de integrar alunos e incentivar o exercício da cidadania aliado à conservação ambiental, foi realizada a Oficina Socioambiental na Escola Técnica Rural de Osório (EEEM Ildefonso Simões Lopes). A atividade ocorreu dias 9 e 10 de julho e contou com facilitação do biólogo e especialista em agrossistemas, Márcio Mortari e coparticipação dos professores Telvi Favin e Juliana Hogetop. Faz parte do conjunto de ações de educação e sensibilização ambiental do Projeto Taramandahy – Fase III, realizado pela Anama, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Na oficina, Mortari abordou sobre noções de ecologia, sobre a importância da diversificação com base ecológica e princípio da precaução (um dos princípios fundamentais do Direito Ambiental); definição de paisagismo funcional; espiral de ervas com produção de plantas medicinais e criação de espaços de embelezamento com espécies benéficas e multifuncionais.

A aplicação prática da atividade, em formato de aula de campo, iniciou com apresentação das diferentes espécies de germoplasmas para serem plantados. Em seguida foi organizado o espaço para ampliação do viveiro e criação de uma sementeira. Na mata do entorno da Escola, foi coletada terra preta, peneirada e com ela produzidos substratos para a produção de mudas. Em paralelo foram abordados conteúdos como: coleta de sementes nativas e manutenção de sementes; boas práticas no manejo de podas e serapilheira; intercâmbio comunitário de sementes, estacas, propágulos e mudas; possibilidades de diversificação produtiva de pequenos espaços e implantação de viveiros.

Os alunos, sob orientação, também fizeram o plantio de propágulos como o açafrão da terra (Cúrcuma longa), bem como vasos com estacas das medicinais guaco (Mikania glomerata) e de alfavaca cravo (Ocimum gratissimum), além de estacas da árvore conhecida por castanheira da praia (Bombacopsis glabra). A atividade foi finalizada com o plantio na nova sementeira com sementes de palmeira juçara (Euterpe edulis), além de sementes de camapu (Physalis sp.), fedegoso (Cassia sp.) e de urucum (Bixa orellana).