Atividade é um dos eixos do Projeto Taramandahy – Fase III de auxílio à transição orgânica

O Projeto Taramandahy – Fase III tem parte de seu trabalho de gestão integrada dos recursos hídricos da Bacia do Tramandaí voltado à assistência técnica em extensão rural, visando o fortalecimento da agricultura familiar de base ecológica. Este trabalho é desenvolvido por meio de visitas técnicas, atividades de formação continuada e apoio à organização coletiva das famílias agricultoras para certificação da produção orgânica. Dente as atividades de formação estão as oficinas temáticas de adequação ambiental em agricultura sustentável, que neste mês iniciou uma etapa de formação em princípios básicos sobre Agroecologia, tendo como facilitador o engenheiro agrônomo e assessor técnico do Centro Ecológico – Região Serra, Leandro Venturin. O Projeto Taramandahy – Fase III é realizado pela Anama, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

A reunião ocorreu na casa da família assessorada pelo Projeto, de Luís Carlos e Lurdes da Silva, no distrito de Aguapés, em Osório. Além da explanação teórica, os participantes puderam conhecer a propriedade com seus sistemas agroflorestais e em tempo, degustar do café da tarde produzido na agroindústria familiar. Leandro iniciou explicando que, diferente da agricultura convencional (que se utiliza de agroquímicos fertilizantes), a matriz energética da Agroecologia é o Sol: “Trabalhamos com a lógica de que aproveitar o sol é fundamental para que entendamos como funciona a produção orgânica, saber otimizar o sol enquanto matriz de energia… o segundo ponto é o solo, que é o alicerce da produção orgânica, precisa-se garantir vida nele”, ressaltou Leandro.

Outro princípio da agricultura ecológica é o sistema de produção diversificado, ou seja: o plantio de diferentes culturas que se integram, como, por exemplo, banana com palmeira juçara, com o manejo adequado das plantas espontâneas. Leandro também destacou a importância do associativismo, de formar cooperativas de trabalho e das agroindústrias familiares, bem como a formação de ‘cadeias curtas’ de comercialização de produtos orgânicos, as quais favorecem, entre outras coisas, as relações entre produtor e consumidor. Este conjunto de práticas agrícolas, produtivas e em comercialização fortalecem e se complementam no processo de transição para agricultura de base ecológica.

Esta foi a quarta oficina temática. Nas anteriores houve dois preparos de insumos agrícolas: Calda Sulfocálcica e Super Magro; outra tratou sobre sistemas agroflorestais. O tema ‘princípios básicos da Agroecologia’ terá continuidade em mais dois encontros, nos dias 20 e 21 de novembro. Além das famílias atendidas pelo Projeto, as atividades também estão abertas a agricultores e agricultoras que queiram se aprofundar nestes conhecimentos e desejam fazer a transição da agricultura. Mais informações pelo (51) 3628-1415, com a equipe de assistência técnica e extensão rural do Projeto Taramandahy – Fase III.

Leandro Venturin trata sobre princípios básicos da Agroecologia com agricultores

Estufa de orgânicos da Família Silva, em Aguapés – Osório/RS

Produtos das agroindústria familiar comercializados diretamente