Curso gratuito começa em 29 de setembro na Escola Rural de Osório

O Projeto Taramandahy – Fase III convida professores, educadores ambientais, estudantes e técnicos a participar da Formação em Permacultura na Escola. O curso busca contribuir no planejamento de espaços escolares, comunitários e educacionais, com vistas à criação de ambientes sustentáveis e produtivos, onde existe equilíbrio entre seres humanos e natureza. O Projeto Taramandahy – Fase III é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

A Formação está dividida em três encontros, totalizando 40 horas/aula presencias e à distância. O primeiro será em 29 de setembro, na Escola Rural de Osório (EEEM Ildelfonso Simões Lopes) e abordará Introdução à Permacultura e Métodos de Design. Os facilitadores são Jeferson Müller Timm, biólogo e permacultor do Instituto Ambiental Daterra, e Dilton de Castro, ecólogo, permacultor e coordenador do Projeto.

No dia 21 de outubro ocorre o segundo encontro, com saída de campo para buscar inspiração em espaços permaculturais de Maquiné. O trajeto será pelo Centro de Referências Ambientais Taramandahy, com acompanhamento da assessora técnica do Projeto Valéria Bastos e Dilton Castro; Aldeia “Tekoa” Ka’aguy Porã, tendo como anfitrião o cacique André Benites; e Pousadinha Ecológica Recando da Mata, com recepção de seu idealizador Marcelo Tcheli. A formação finaliza dia 27 de outubro, com apresentações, avaliação e revisão dos Projetos de design de Permacultura, realizados pelos participantes. Neste encontro também ocorrerá uma feira de troca de sementes, pic-nic de confraternização e entrega de certificados.

São vinte e cinco vagas disponíveis. Mais informações e inscrições pelo contato@taramandahy.org.br, ou (51) 3628-1415, com Valéria Bastos. Interessados podem solicitar inscrição enviando os seguintes dados: nome, CPF, endereço, instituição, telefone e responder “qual sua motivação para participar desta formação?”.

Formação em Permacultura na Escola
Data: início em 29/09, às 8h
Local: 1º encontro na Escola Rural de Osório (EEEM Ildelfonso Simões Lopes)
Endereço: Rua Professora ieda Bergamashi Teixeira, 450 – Centro, Osório/RS
Inscrições prévias: contato@taramandahy.org.br ou (51) 3628-1415, com Valéria Bastos
Número limitado de vagas: 25 (professores, educadores ambientais, estudantes e técnicos).