Este Nhemboaty será na Aldeia Ka’aguy Porã, local da Escola indígena Tekó Jeapó

Dando continuidade aos encontros “Nhemboaty” – de Gestão Ambiental e Territorial das Aldeias Mbyá Guarani do Litoral Norte, será realizado o Nhemboaty Mbaea Pó Reguá, um Mutirão de manejo agroflorestal e vivência intercultural na Aldeia Ka’aguy Porã, dias 7, 8 e 9 de setembro, reunindo jovens indígenas das aldeias da região e jovens não indígenas. A atividade é organizada pelo Projeto Taramandahy – Fase III, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, em parceria com a Escola Indígena Tekó Jeapó e o Coletivo Mova-C, com apoio da Rede de Educação Ambiental do Litoral Norte.

Um dos objetivos deste encontro é o fortalecimento das práticas de agricultura tradicional Guarani e a manutenção das sementes ancestrais, por meio da vivência intercultural de manejo de roças e dos sistemas agroflorestais. Também busca consolidar a organização interna da aldeia e resgatar as práticas de cooperação entre os coletivos Guarani do Litoral Norte, bem como auxiliar na implantação de modelos de produção alternativos que possam ser replicados em outras aldeias, visando a segurança e soberania alimentar dos povos indígenas, associada à preservação ambiental e cultural dos Mbyá Guarani.

A Aldeia Ka’aguy Porã fica na ERS 484, em Maquiné/RS. Mais informações com o assessor técnico do Projeto Gabriel Poester, pelo Whatsapp 993333503.