Terceiro encontro da formação chama a atenção as boas práticas de fabricação de polpas

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as “Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos” (www.portal.anvisa.gov.br). Com o intuito de contemplar as BPF na produção de polpas de frutas, o terceiro e último módulo do curso ‘Frutas Nativas da Mata Atlântica: processamento e consumo’ ocorrerá dia 15 de outubro. A formação é realizada pelo Projeto Taramanadahy – Fase III, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

O lugar do encontro será a agroindústria da AMADECOM, no município de Três Forquilhas, e contará com facilitação do engenheiro de alimentos Josué Martins, juntamente com a assessora técnica do Projeto Mariana Ramos. Josué também vai apresentar algumas ferramentas de controle de qualidade desenvolvidas por ele.

Nos dois módulos realizados foram elaboradas receitas de sucos engarrafados, caldas e kombucha, e receitas salgadas e doces com polpas de frutas nativas. Ocorreram respectivamente na cozinha do Centro de Referências Ambientais Taramandahy, em Maquiné, e na Padaria Comunitária de Capão da Canoa. Segundo explica Mariana, este curso visa o fortalecimento do consumo de alimentos da agricultura familiar, bem como aproximar consumidores da realidade dos produtores e divulgar diferentes maneiras de incluir a agrobiodiversidade nos cardápios cotidianos de famílias e escolas.

Mais informações no www.taramandahy.org.br e possibilidade de agricultores e agricultoras inscreverem-se pelo (48) 9981-4539, com Mariana Ramos. A AMADECOM fica na Rua Antônio Witt, 4156, Bairro Boa União, em Três Forquilhas/RS.