Formação com foco na qualidade da água ocorrerá na Barra do Ouro, em Maquiné/RS

Já se sabe que o descarte inadequado do óleo de cozinha usado na rede de esgotos prejudica o meio ambiente e a saúde humana, gerando impactos ambientais como entupimentos em caixas de gordura, tubulações, poluição do lençol freático e de corpos de água. No entanto, o óleo usado pode ser reciclado e servir de base para produção de itens para consumo humano e animal. Pensando nisso, bem como em multiplicar o uso de uma tecnologia sustentável que gere mudanças significativas na preservação da qualidade da água, o Projeto Taramandahy – Fase III realizará oficina de produção de sabão ecológico biodegradável no próximo dia 25 de setembro, no Espaço Curatê Namata, da comunidade da Barra do Ouro, em Maquiné/RS.

O Projeto Taramandahy é realizado pela Anama, com apoio do Comitê Tramandaí e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. A oficina acontecerá entre as 13 e 17 horas, com facilitação da saboeira Martina Ritter, que mostrará como produzir sabão com óleo de cozinha usado para lavar roupas, utilizando folhas de mamão (papaína) como branqueador; e para lavar louça, com casca de limão e laranja. 

A participação será aberta à comunidade, ao grupo da terceira idade local, aos alunos das escolas da localidade, às integrantes da Farmacinha Natural e do Clube de Mães. A organização pede para os/as participantes trazerem óleo de cozinha usado de casa. Além do Espaço Curatê Namata, a Farmacinha Comunitária e o Clube de Mães da Barra do Ouro também são apoiadores da ação. Mais informações com Valéria Bastos, pelo telefone (51) 3628-1415, ou pelo e-mail taramandahy@gmail.com.