Fundamentada na Permacultura, Agroecologia, no ativismo socioambiental e em noções da legislação ambiental e do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC-Lei 9.985/2000), será realizada a Oficina Socioambiental: o desafio ecológico e a construção de caminhos sustentáveis para alunos do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Rural de Osório (EEEM Ildefonso Simões Lopes) nos dias 3 e 4 de outubro. Com facilitação do biólogo especialista em Agrossistemas Márcio Mortari, em parceria com a Recicleide Arte e Educação Socioambiental e coparticipação dos professores Carlos Augusto Natorp Fontoura, Telvi Favin e Juliana Hogetop, a ação faz parte da gestão integrada dos recursos hídricos da Bacia do Tramandaí, feita pelo Projeto Taramandahy – Fase III, o qual é realizado pela Anama, com apoio do Comitê Tramandaí e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Na atividade, serão apresentadas as formas de captar, filtrar e armazenar águas pluviais e fluviais; otimizar o consumo energético e as energias renováveis por meio da energia solar; sobre efluentes domésticos; transformação do problema esgoto em solução criativa; e as boas práticas de conservação da água nas áreas urbanas. Na prática, os alunos também poderão dar continuidade ao manejo da área de implantação de agrofloresta dentro da Escola, o qual foi iniciado nas edições anteriores das oficinas. Estão programadas podas e adubação de mudas em desenvolvimento e criação de pilha de compostagem termofílica para resíduos orgânicos.

As oficinas socioambientais reforçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. São eles: ODS#4 Educação de Qualidade e ODS#13 Ação contra a Mudança Global do Clima. Mais informações com Márcio Mortari, pelo e-mail marciomortari@gmail.com.