Proposta do Projeto Taramandahy é dispersar sementes da palmeira juçara na Mata Atlântica de Osório

Visando a melhoria da qualidade da água da bacia do Tramandaí e a preservação de espécies, o Projeto Taramandahy – fase III realiza atividades de coleta e armazenamento de sementes, produção de mudas nativas e de reflorestamento e manutenção de áreas reflorestadas. Em complemento a estas ações, promoverá a Chuva de Sementes em voos livre dia 20 de outubro.

A Chuva de sementes em voos livre consiste na dispersão de sementes durante voos de asa delta e paraglider. No dia 20/10, a partir das 9 horas, praticantes de voo livre e demais interessados serão esperados na rampa nordeste do Morro da Borússia, em Osório/RS, onde receberão do Projeto, cerca de dois quilos de sementes de palmeira juçara (Euterpe edulis), para cada voo, dispersando-as na Área de Proteção Ambiental (APA). As sementes estarão pré-germinadas para favorecer esta espécie, que encontra-se em vias de desaparecer e cujos frutos são conhecidos como ‘Açaí da Mata Atlântica’. Na ocasião também serão distribuídas mudas da palmeira.

O evento é gratuito, organizado pelo Projeto Taramandahy – Fase III, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. É realizado em parceria com o Anhangava Club de Voo Livre, com apoio da Prefeitura Municipal de Osório. Em caso de mau tempo, o evento será transferido. Mais informações com Antônio Augusto Ungaretti Marques, pelo (51) 99685-0465.