Atividade de sensibilização originou de uma demanda do município e do Curso Frutas Nativas da Mata Atlântica, realizado pelo Projeto em 2018

Entre junho e outubro de 2018, o Projeto Taramandahy realizou o Curso ‘Frutas Nativas da Mata Atlântica: processamento e consumo’ com o objetivo de fortalecer a Cadeia Solidária de Frutas Nativas, por meio do incentivo ao consumo de alimentos da agricultura familiar, da aproximação entre consumidores e produtores e de propor diferentes formas de incluir a agrobiodiversidade nos cotidianos de famílias e escolas. A formação contou com a participação de um público diverso, entre agricultores/as ecológicos, consumidores/as, professores/as, nutricionistas, coletores de frutas nativas, feirantes, comerciantes e educadores/as das cidades que integram a bacia hidrográfica do Tramandaí.

A partir deste curso, vem ocorrendo uma parceria para trabalhar a demanda de sensibilizar a comunidade escolar de Capão da Canoa, sobre a importância das polpas de açaí juçara (Euterpe edulis), para a nutrição humana e conservação da espécie.  Neste sentido, a nutricionista do município, Liziane Lima Moreira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, buscou apoio da assessora técnica do Projeto Taramandahy, Mariana Ramos, responsável pelo Curso de Frutas Nativas, para colaborar em um processo de sensibilização ao longo do ano, cujo objetivo principal é consolidar a introdução do açaí juçara na Alimentação Escolar, por meio do preparo junto a merendeiras, oferta a estudantes e inserção do tema nos conteúdos pedagógicos. Uma das ações aconteceu no dia 16 de abril e envolveu professoras/es e gestoras/es das escolas municipais Cícero da Silva Brogni e Moacyr de Araújo Pires.

A assistência realizada pelo Projeto Taramandahy – Fase III, foi possível graças ao patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, e apoio do Comitê Tramandaí. Em tempo, a ação buscou colaborar com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 ONU: ODS 2 (fome zero e agricultura sustentável) e ODS 6 (água potável e saneamento). E, em continuação ao trabalho de sensibilização sobre a sociobiodiversidade da região, fazendo a ‘ponte’ entre o urbano e o rural, o Projeto também apoiará do ‘I Seminário de Educação Alimentar em Capão da Canoa’ a ser realizado entre 22 a 25 de julho de 2019.