Atividade gratuita dissemina alternativa sustentável para cozimento e desidratação de alimentos
Integrando a programação do Mês do Meio Ambiente do Projeto Taramandahy – Fase III e da XV Semana do Meio Ambiente de Maquiné, dia 15 de junho, será realizada a oficina ‘Sustentabilidade e o Caminho Solar’ no Centro de Referências Ambientais Taramandahy (ERS484, 780, Vila Costa do Céu, em Maquiné/RS), entre 8h e 17h. O Projeto Taramandahy é realizado pela Anama e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Conta com apoio do Comitê Tramandaí.
Na oficina, o biólogo, permacultor e especialista em Agrossistemas Márcio Mortari estará orientando sobre a construção de um secador solar para desidratação e cozimento de alimentos e plantas. Será construído um demonstrativo para o CRA Taramandahy e quem quiser construir seu próprio trabalho, poderá levar o material necessário (listado abaixo).
Esta atividade atua em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: ODS7 Energia Acessível e Limpa da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). As vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas previamente pelo taramandahy@gmail.com. Mais informações com Márcio Mortari, pelo e-mail marciomortari@gmail.com.
- MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Tabua de 30cm = 2m (pode ser Pinus, mas o melhor é eucalipto ou outra);
- Ripão de 9 cm = 2m
- Ripa de 5 cm = 3m
- Parafusos madeira cabeça Philips tamanho 2cm (20) 3cm (40), 4cm (20), 6cm (20)
- Lixa madeira n ° 80
- Chapa de alumínio 70cm x 1m
- Vidro de 6mm 62cm x 77cm
- Termômetro para forno pode ser analógico
- Carvão ou tinta acrílica a base de água para a pintura do fundo.
- Taquara (5 cortes de 80 cm, ou 4 m de taquara em vara para fazermos os cortes na hora) pode ser Bambusa tuldoides ou Bambusa vulgaris.
- 1kg de argila