Cerca de 40 mulheres agroecologistas se encontraram na quarta-feira, 26 de junho para tratar de força, vida e saúde da mulher na agricultura e tratamento à base de plantas medicinais. O segundo encontro do circuito ‘Mulheres na Agroecologia’ foi realizado pelo Projeto Taramandahy – Fase III no Salão Paroquial da Comunidade de Aguapés, em Osório/RS, contando com facilitação da terapeuta da saúde integral Rafinha Duarte. Participaram agricultoras, agentes de saúde locais, representantes da Emater, Farmacinha Natural e do Movimento de Mulheres Camponesas de Três Cachoeiras, da OPAC Litoral Norte (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade) e da Coomafitt (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas). O Projeto Taramandahy é realizado com apoio do Comitê Tramandaí e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.
As oficinas voltadas especialmente para as mulheres agricultoras buscam, por meio de valorização de seu papel no contexto da agricultura familiar, estender seu protagonismo, contribuindo com o entendimento compartilhado e a igualdade nas decisões das famílias agricultoras assessoradas pelo Projeto Taramandahy no processo de transição para a agricultura ecológica. Também visam valorizar a biodiversidade das propriedades agrícolas, a partir deste conhecimento sobre as plantas medicinais: as mulheres tiveram a oportunidade de saber mais sobre seus usos, bem como receber orientações sobre saúde da mulher e do sistema respiratório.
A facilitadora Rafinha Duarte deu origem ao movimento de farmacinha natural à base de plantas na Linha Solidão, em Maquiné, depois em outras comunidades Brasil à fora. Por onde passa, a terapeuta segue cuidando da saúde das pessoas, em especial das mulheres, para quem promove o empoderamento e o resgate da integração feminina. Ela conta que viu a ANAMA (Associação executora deste Projeto) surgir no “fundão” da Solidão, com as primeiras ações relacionadas às mulheres samambaieras, há vinte anos. Atualmente, Rafinha atende no Espaço CUIDI, em Gravataí/RS.
No próximo encontro Mulheres na Agroecologia serão tematizadas receitas com plantas alimentícias não convencionais (PANC).
Fotos: João Gustavo Rupp e Evandro Moura
Bom dia!
Gostaria de saber dos próximos eventos.
Onde obtenho agenda de vcs???
Tem envio por email de notícias???
Sou enfermeira e tenho interesse neste segmento.
Obrigada.
Boa e produtiva semana!
Bom dia Isabel. Você encontra nossa agenda de eventos na aba eventos aqui no site do Projeto, mas no momento não temos nenhum evento agendado.
Esta semana ainda deverá ser atualizada.
Também divulgamos na página do Facebook @Taramandahy e no Instagram @projetotaramandahy.
Fico à disposição caso tenha mais dúvidas.
Obrigada.
Ótima semana.
Anaiara