A Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Borússia, em Osório/RS, está sendo adensada com a palmeira juçara (Euterpe edulis). São milhares de mudinhas crescendo nos locais onde ocorreram as chuvas de sementes em voo livre, promovida pelo Projeto Taramandahy desde sua primeira fase. Para aumentar ainda mais as chances da juçara sair da condição de ‘em perigo’ da Lista da Flora Gaúcha Ameaçada de Extinção, o Projeto Taramandahy – Fase III realizará a terceira e última Chuva de Sementes de Juçara em Voo Livre de 2019, dia 26 de outubro, na Rampa Nordeste da Borússia, em parceria com o Anhangava Club de Voo Livre e apoio da Prefeitura Municipal de Osório.

Euterpe edulis que foi dispersada nas últimas chuvas de semente de juçara em voo livre
Foto de Ana Paula Nunes Gonçalves

O Projeto é realizado pela Anama, com apoio do Comitê Tramandaí e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Para a dispersão de sementes, cada atleta receberá um saco com aproximadamente 2 kg de sementes pré-germinadas para serem dispersadas durante seu voo sobre a APA. A ação colabora também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Agenda 2030: Objetivo 15 – Vida Terrestre, que visa “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e a perda”.

A Chuva de Sementes de Juçara em Voo Livre é uma atividade gratuita. Em razão de previsão meteorológica adversa para o dia 19, primeira data agendada, o evento foi transferido para o dia 26 de outubro. Inscrições prévias por aqui. Mais informações com Antônio Augusto Ungaretti Marques, pelo telefone eWhatsApp (51) 99685-0465.

Serviço

Chuva de sementes de juçara em voo livre

Data: 26/10/2019 Hora: a partir das 09h da manhã

Local: Rampa Nordeste do Morro da Borússia, Osório/RS

Inscrições prévias aqui.

Informações: Antônio Augusto Ungaretti Marques: telefone/WhatsApp (51) 99685-0465