Debate será em torno das causas, prevenção e estratégias para gestão de risco

Dia 26 de junho, o Projeto Taramandahy – Fase III realizará o ‘Seminário sobreDesastres Hidrológicos na Bacia do Rio Tramandaí: causas, ações preventivas e estratégias integradas para a gestão de risco’,com o objetivo de difundir informações técnicas e científicas sobre desastres hidrológicos e promover um espaço para o diálogo e troca de experiências, visando contribuir com a Agenda 21 brasileira, com o fortalecimento da Gestão Integrada de Recursos Hídricos e com a gestão ambiental integrada do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá no auditório do Campus UFRGS Tramandaí (Rod. RS 030, 11.700 – Km 92, Emboaba), entre 8h e 17h.

A programação conta com abertura da Adv. Natavie De Cesaro Kaemmerer, apresentado dados sobre o ‘Projeto Taramandahy, Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos’, além de explanações do Prof. Dr. Ney Fett Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trazendo a ‘História Geológica Recente da Planície de Inundação do Rio Maquiné’; do Prof. Dr. Masato Kobiyama, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas – IPH-DOH/UFRGS, falando sobre ‘Aplicação de Hidrologia na Gestão de Riscos e de Desastres Hidrológicos’; do Prof. Dr. Roberto Verdum, do Departamento de Geografia e PPG em Geografia/IGEO/UFRGS, sobre ‘Desastres ambientais, na interface entre natureza e intervenções sociais’; e do Ecol. Me. Dilton de Castro, coordenador do Projeto Taramandahy/ANAMA, que apresentará as ‘Alterações nas paisagens da bacia do rio Tramandaí e suas implicações para a gestão ambiental integrada’.

O evento contempla a programação do Mês do Meio Ambiente do Projeto Taramandahy – Fase III, realizado pela Anama e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, e apoiado pelo Comitê Tramandaí. É uma ação que atua pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU): OBS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. Será aberto àcomunidade da bacia, bem como a pesquisadores, estudantes, agentes de Defesa Civil, profissionais e instituições que atuam em áreas relacionadas com desastres hidrológicos (inundações, deslizamentos e fluxo de detritos). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/tdN275gE9eNw72SKA. Mais informações com Natavie, pelo (51) 3628-1415.