A sociedade será mobilizada para refletir sobre as questões ambientais e os desafios enfrentados atualmente para o desenvolvimento sustentável em ações educativas nos estados de Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Sergipe.

As ações serão realizadas pelos projetos: Opará, Plantando Águas, Renascendo, Semeando Água, Taramandahy e Tecendo as Águas – com o objetivo de promover a reflexão sobre um dos temas centrais para o desenvolvimento sustentável que é a água, com o slogan: “Quem planta cuida da Terra, cuidar da Terra é cuidar da Água”. Os projetos são patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, dentro da linha temática Água.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 05 de junho, desde 1972, quando foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em referência a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que ocorreu em Estocolmo, na Suécia. A data convoca a população mundial e governos a refletirem sobre a gestão dos recursos naturais, a degradação ambiental e a importância da preservação do meio ambiente.

Saiba mais sobre as ações e acompanhe tudo nas redes sociais com as hashtag #projetosÁgua escolhida pelos projetos como forma de integrar as iniciativas conjuntas.

Opará Águas do Rio São Francisco:

Durante a Semana do Meio Ambiente serão realizadas atividades voltadas para sensibilização e conscientização das pessoas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Destaque para a Caravana Opará, que será realizada entre os dias 05 e 07 de junho em duas escolas do Assentamento Jacaré-Curituba (Poço Redondo/SE), onde serão desenvolvidas oficinas de educomunicação, produção de sementes e mudas e sessões de documentários no “Cine Beira-Rio”.

A programação começa na terça (04/06) com a palestra: Meio Ambiente e Recursos Hídricos, na Escola Municipal João Teles, em Aracaju/SE e finaliza na sexta (07/06) com uma Oficina de Fertirrigação, no Assentamento Jacaré-Curituba, em Poço Redondo/SE.

www.opara.org.br

Facebook: @ProjetoOpara

Instagram: @projeto.opara/

Plantando Águas:

Dá continuidade às atividades de assistência técnica rural, de monitoramento da água e dos sistemas agroflorestais (SAFs) implantados. No mês de junho, os resultados das análises laboratoriais de qualidade da água e de eficiência dos sistemas de saneamento serão trabalhados com as comunidades. Elas são fruto de duas campanhas de coleta em rios nas cidades de Araraquara, Barra do Turvo, Cajati, Porto Feliz e São Carlos, todas no interior de São Paulo, e de três campanhas de coleta de oito fossas biodigestoras no modelo Caratinga (com bombonas).

http://www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.php

Facebook: @/plantandoaguas/

Instagram: @iniciativaverde/

Projeto Plantando Águas

Projeto Renascendo: realiza atividades de educação ambiental na escola da aldeia indígena Koiupanká, na comunidade Baixa do Galo onde foi recuperada uma nascente, em Inhapi, no Alto Sertão de Alagoas. As atividades serão análise de água com Eco Kit e plantio de mudas nativas da caatinga, com a participação de agentes públicos municipais, famílias agricultoras e comunidade escolar.

Análise de água com ecokits na escola da comunidade indígena Koiupanká, em Inhapi/AL

http://www.projetorenascendo.com/

Facebook: @projetorenascendo1

Instagram: @projetorenascendo

Semeando Água: a semana começa com a apresentação sobre Serviços Ecossistêmicos para educadores de Atibaia já que o assunto será o tema do concurso de desenho da Festa de Flores e Morangos de Atibaia. Na terça (04) lideranças de empresas participarão do Em jogo: sustentabilidade para empresas -saiba mais sobre a importância do Sistema Cantareira para os negócios e como é possível contribuir, na UMAPaz, na capital paulista. O objetivo é (re)conhecer o atual cenário do Sistema Cantareira e somar esforços para o aumento da sua resiliência. Inscrições gratuitas http://bit.ly/sustentabilidade-para-empresas vagas limitadas. No dia 05 de junho, funcionários da Refinaria de Paulínia (Replan/Petrobras) participarão de plantio em Nazaré Paulista. No dia 06 à noite, educadores de Bragança Paulista vão conferir apresentação sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (NAPA). Inscrições no link: https://forms.gle/ZZ3SfJYLsuRKziLcA . No dia 07 de junho, será a vez de estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Coronel Ladislau Leme, em Bragança Paulista, participarem de atividades lúdicas para aprender mais sobre os serviços ecossistêmico. No sábado (08), o projeto Semeando Água participará da mesa de diálogos durante o II Simpósio Ambiente e educação: da biodiversidade à Restauração de Ecossistemas, na FESB – Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista.

Facebook:@ipe.instituto.pesquisas.ecologicas

Instagram: @institutoipe/

Taramandahy:

O Projeto Taramandahy – Fase III celebrará a data durante todo o mês de junho com visitas orientadas ao Centro de Referências Ambientais (CRA) Taramandahy de alunos de escolas públicas de Maquiné/RS (de 03 a 06 e de 10 a 14); palestra do coordenador Dilton de Castro no III Fórum de Gestão Ambiental do Litoral Norte, realizado pela UFRGS/Ceclimar e Transpetro/TEDUT (07); Feira da Biodiversidade de Maquiné (08); Seminário de Meliponicultura (09); oficinas de: secador solar no CRA Taramandahy (15) e de implementação de tratamento ecológico de esgoto na Aldeia Ka’aguy Porão, em Maquiné (17); e seminário sobre desastres hidrológicos na região da bacia do rio Tramandaí (26), com inscrições no link: https://forms.gle/tdN275gE9eNw72SKA.

Facebook: @Taramandahy/

Instagram: @projetotaramandahy/

Projeto Tecendo as Águas: Completando 25 anos em prol do meio ambiente, o Instituto Supereco abre o Mês do Meio Ambiente com uma série de atividades educativas e de fortalecimento de boas práticas socioambientais, educomunicação, oficinas, palestras e roteiros de turismo pedagógico.Eventos de 03 a 08/06: I Congresso de Empreendedorismo Sustentável do Litoral Norte Paulista.

Inscrições: www.sustentavelcongresso.com

Caminhada e Bicicletada Ecológica pelas Águas, Oceano e Clima

Inscrições: https://www.facebook.com/events/584101545444602/

https://www.supereco.org.br/tecendo

Facebook: @ ProjetoTecendoasAguas/

Instagram: @institutosupereco/

Programa Petrobras Socioambiental

Saiba mais sobre os Projetos

Opará: águas do rio São Francisco: realizado pela Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco Canoa de Tolda em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), atuando na recuperação de áreas degradadas da Caatinga com atividades de restauração florestal, educação ambiental, monitoramento hídrico e pesquisas de solo e água na região semiárida dos estados de Sergipe e Alagoas, na bacia hidrográfica do rio São Francisco, Jacaré e riacho Mato da Onça, na Reserva Mato da Onça, em Pão de Açúcar. A principal área de atuação do projeto é o perímetro irrigado Jacaré-Curituba, em uma região de clima semiárido, na Caatinga, em uma área de irrigação que abriga cerca de 800 famílias de trabalhadores rurais em regime de agricultura familiar com problemas de salinização do solo e desmatamento em áreas de mata ciliar.

Plantando Águas: realizado pela Iniciativa Verde, seu objetivo é recuperar e proteger os recursos hídricos por meio da adequação ambiental de imóveis rurais. Está em sua segunda fase, e atua em nove cidades do interior de São Paulo, em assentamentos rurais, pequenas propriedades familiares e unidades de conservação. Entre as ações, presta assistência técnica rural, oferece mudas e insumos para o plantio de agroflorestas, instala sistemas de saneamento de baixo custo e promove oficinas e atendimentos de educação ambiental.

Projeto Renascendo: realizado pelo Instituto Palmas com o objetivo de recuperar nascentes e multiplicar práticas sustentáveis de convivência com o semiárido, de melhoria da segurança hidroambiental e saneamento ecológico, através da articulação da Rede Renascendo de Educação Ambiental, composta por uma diversidade social de povos indígenas, quilombolas, grupos de mulheres, famílias agricultoras, sociedade civil organizada e gestores públicos. Tem ajudado comunidades a enfrentar os períodos de estiagem em comunidades rurais distantes, localizadas no semiárido de Alagoas e Pernambuco. Tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU) e do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria com as prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu/PE.

Semeando Água: realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas tem como objetivo disseminar práticas sustentáveis que contribuem para o aumento da renda do pequeno produtor rural e ao mesmo tempo ampliam a conservação dos recursos hídricos, o que soma esforços para a segurança hídrica do Sistema Cantareira. O projeto que está no segundo ciclo atua em cinco frentes: Manejo de Pastagem Ecológica, Restauração Florestal, Educação Ambiental, Políticas Públicas e Comunicação em oito municípios do Sistema Cantareira: Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista e Piracaia, em São Paulo, além de Camanducaia, Extrema e Itapeva, em Minas Gerais

Taramandahy: realizado pela OSC Anama – Ação Nascente Maquiné – está em sua terceira fase patrocinado pela Petrobras, e em parceria com o Comitê de Bacia, atuando na gestão dos recursos hídricos da Bacia do Rio Tramandaí, com sete eixos de ações integradas com a gestão das águas, quais são: monitoramento da qualidade da água; de conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta; de qualificação do Comitê Tramandaí; de educação e sensibilização ambiental, educação alimentar e nutricional; difusão de tecnologias sociais no Centro de Referências Ambientais; de mobilização/capacitação de agentes locais de defesa civil; e de apoio à Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas Mbyá Guarani. Entre as atividades realizadas pelo Projeto, estão por exemplo: a assessoria técnica à agricultura familiar na transição para base ecológica, as formações pela soberania alimentar e de permacutura, a produção e distribuição de mudas de espécies nativas, o incentivo à meliponicultura, e o mapeamento dos impactos ambientais de lagoas e rios.

Tecendo as Águas: tem o objetivo de desenvolver boas práticas de conservação dos recursos hídricos continentais e marinhos, a partir da educação, do fortalecimento comunitário e da gestão compartilhada das bacias hidrográficas do litoral norte de SP, no Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar.