A “Gestão de Resíduos Orgânicos: valorização e compostagem em diferentes escalas” será o tema da formação organizada pelo Projeto Taramandahy entre os dias 1 e 2 de outubro, no Salão Comunitário do Aguapés, em Osório/RS. A oficina será facilitada por Renato Trivella, engenheiro agrônomo responsável pela gestão de resíduos orgânicos do SESC Santa Catarina, e aberta a todos/as os/as responsáveis pela gestão dos resíduos das secretarias municipais de meio ambiente, educadores/as da Rede de Educação Ambiental do Litoral Norte, professores/as que agregam a compostagem em suas atividades escolares, bem como integrantes de cooperativas de catadores, de iniciativas privadas que trabalham com compostagem e demais interessados.  

A gestão da qualidade e quantidade da água da bacia hidrográfica do rio Tramandaí é contemplada pelas ações integradas do Projeto Taramandahy – Fase III, realizado pela Anama, com apoio do Comitê Tramandaí e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Entre estas ações estão as que buscam contribuir para o conhecimento e sensibilização sobre o saneamento, o que inclui a preocupação com os resíduos sólidos, e na urgência tanto em reduzir sua geração quanto em otimizar sua gestão. A coleta, transporte e destinação final dos resíduos tem um alto custo para a sociedade, tanto econômico quanto ambiental.

Na oficina, serão apresentados os resultados de mapeamento realizado entre março e setembro de 2019 pela equipe do Projeto sobre a gestão dos resíduos sólidos em 15 municípios abastecidos pela bacia do Tramandaí. Espera-se contar com a participação dos técnicos e demais entrevistados nos dias da formação, oportunizando trocas entre os municípios e reflexão sobre soluções comuns. Dentre os conteúdos que serão trabalhados ao longo dos dois dias estão legislação e técnicas de compostagem. Ao final, será feita implantação de uma composteira em uma das escolas participantes.

As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/1LV6xoJUHw2tmREq5. Mais informações com a técnica do Projeto Mariana Ramos, pelo WhatsApp (48) 99981-4539.