Próximo encontro ocorrerá dia 25 de julho no Centro de Referências Ambientais Taramandahy

Reflexões como: “o cultivo ecológico incide na preservação do solo que vai levar água mais limpa para os rios” e “a importância do produto agroecológico é fundamental, uma vez que a abstinência dos agrotóxicos preserva a qualidade das águas” fizeram parte das avaliações dos 22 participantes da Oficina de Culinária e Agroecologia, ocorrida em junho na Barra do Ouro, distrito de Maquiné/RS.

Na ocasião participaram agricultoras, agente de saúde, representante da paróquia, extensionista da Emater, professoras, merendeiras, empreendedoras locais e um gestor ambiental. A atividade é promovida pelo Projeto Taramandahy – Fase III, realizado pela ANAMA, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal e consiste na elaboração e degustação de receitas, utilizando alimentos da sociobiodiversidade e promovendo debates e trocas de experiências sobre alimentação, valores nutricionais, medicinais e funcionais, cultura alimentar, consumo consciente, saúde e autocuidado.

A oficina aconteceu na cozinha do salão da Igreja Nossa Senhora da Piedade e contou com apoio da Unidade de Saúde Familiar da Barra do Ouro e do escritório municipal da Emater. Foram apresentados alimentos tradicionais e ecológicos, em exposição em uma mesa, enquanto as facilitadoras Valéria Bastos e Janaína Soares dialogaram com os presentes sobre temas como a produção de alimentos agroecológicos e convencionais, uso e qualidade da água e do solo, segurança alimentar, uso e valores nutricionais dos alimentos, das plantas alimentícias não convencionais, medicinais e condimentares, entre outros assuntos, convidativos à troca de saberes entre os participantes.

“Respeitando nosso corpo, respeitamos os alimentos e a terra”, foi outra constatação das avaliações da atividade. Durante a oficina foram preparadas receitas visando estimular o uso de alimentos orgânicos e o resgate do hábito de cozinhar. As receitas de cuscuz de forno, torta de raízes, bolo de açaí e biomassa de banana verde, bananese (à base de biomassa de banana verde) e sucos de frutas nativas estão disponíveis em apostilas distribuídas aos participantes.

Cuscuz de forno, pronto para assar

Para o biólogo e gestor ambiental Fabiano Costa Pereira “as receitas são versáteis fáceis de fazer, permitindo substituições de ingredientes, além de abrir o repertório culinário das pessoas, fazendo com que busquem novos pratos”, ressalta.

A professora Marema Munari não conhecia a cúrcuma (Curcuma longa). Ela tem hipertensão e ficou feliz em saber que a raiz pode ajudar a equilibrar sua pressão arterial, além de ter seu uso como condimento.

Elsa Bonho, merendeira aposentada e empreendedora da área de turismo rural observou que não há necessidade de colocar veneno nas bananas, como se faz na produção convencional da fruta. Em sua família sempre se cultivou a banana de forma ecológica.

Elsa Bonho à direita da foto

A data da próxima oficina já está marcada para 25 de julho e será realizada na cozinha do Centro de Referências Ambientais Taramandahy, com apoio da Secretaria de Educação de Maquiné. Esta oficina vai ser direcionada às merendeiras do município e agricultoras. Mais informações pelo telefone (51) 3628-1415.