O Terminal Almirante Soares Dutra – TEDUT, de Osório, recebeu membros do Comitê Tramandaí

No dia 9 de abril, o Projeto Taramandahy – Fase III promoveu a visita ao Terminal Marítimo Almirante Soares Dutra – TEDUT, em Osório (RS) da Empresa Transpetro, onde são sistematizados o armazenamento e o transporte de petróleo e seus derivados, interligando as áreas de exploração, refino e distribuição da Petrobras. Participaram membros do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, os quais são representantes das diversas instituições da sociedade civil: Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (SEMA/RS); Instituto Riograndense de Arroz (IRGA); Coordenadoria Regional de Educação (11ª CREA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório, Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), entre outras.

Na ocasião foram apresentados os sistemas operacionais do Terminal, da malha dutoviária e de monoboias (espécie de porto flutuante para carregamento e descarregamento dos produtos), localizadas em Tramandaí e operadas desde Osório, Tramandaí e Imbé. A programação inicial incluía conhecimento in loco das monoboias no mar, o que será feito em outro momento, com condições de navegação ideais.

A visita guiada com explanação prévia do técnico químico da Transpetro, David Luíz, levou o grupo a conhecer o parque, o qual é formado por 19 tanques de armazenamento de até 790 mil metros cúbicos de produtos; e pelo parque de bombas, que movimenta cerca de 15 milhões de metros cúbicos por ano.

O Projeto Taramandahy – Fase III é realizado pela Anama e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Atua com apoio e parceria do Comitê Tramandaí.