Evento do último sábado promoveu a dispersão artificial de sementes de juçara na APA Morro da Borússia, em Osório/RS

A primeira Chuva de Sementes de Juçara em Voo livre da fase III do Projeto Taramandahy ocorreu dia 20 de outubro, em Osório – Litoral Norte Gaúcho, reunindo público e pilotos com a proposta de chamar a atenção para a preservação da palmeira juçara – Euterpe edulis – produtora do fruto conhecido como açaí da Mata Atlântica. Durante os voos de asa delta e paraglider, as sementes de juçara foram dispersadas dentro dos limites da APA (Área de Proteção Ambiental) Morro da Borússia.

Segundo Alan Pereira Alves, presidente do Clube Anhangava de Voo Livre – parceiro no evento, a ideia originou-se há mais de vinte anos, junto com o Eng° Florestal e atual assessor técnico do Projeto, Antônio Augusto Ungaretti Marques, por ocasião da repercussão sobre o corte indiscriminado da palmeira para extração do palmito – apreciado na gastronomia popular – feito de forma ilegal, o que gera o risco da árvore desaparecer. Como alternativa ao corte do palmito, grupos ligados à Rede Juçara fazem seu manejo sustentável, por meio da coleta do fruto, conhecido também como açaí juçara, que pode ser processado e consumido na forma de polpas – base de sucos, sorvetes, bolos, molhos, entre outros e que possui mais vitaminas e ação antioxidante que o açaí do Norte do país.

Neste contexto, o Projeto Taramandahy – Fase III, realizado pela Anama e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, distribuiu 2 kg de sementes de juçara em cada voo, num total de 46 kg de sementes. Antônio Augusto citou pesquisas que mostram que a quantidade e a forma como as sementes são dispersadas possibilitam uma boa quantidade de novas palmeiras vigorando, chegando a adultas reprodutivas. Alan destacou o brilhantismo da ideia, especialmente por colaborar com a manutenção dos ambientes naturais de ocorrência do esporte, o qual depende da natureza para existir.
No decorrer do Projeto, o evento contará com mais duas edições. A próxima será no verão 2018/2019. Sua data está sendo definida.