A água está presente em todos os aspectos da vida, sendo a responsável pela vida no planeta. E pela água que o Projeto Taramandahy – Fase III vem desenvolvendo ações nos últimos dois anos (desde 2017), priorizando a gestão dos recursos hídricos da bacia do Rio Tramandaí, atuando de forma integrada pela melhoria da qualidade e quantidade da água da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A completude das atividades realizadas, como as que fizeram o monitoramento da água em 14 pontos da bacia formou o Livro “Ciclo das Águas na Bacia do Rio Tramandaí”, organizado pelo coordenador do projeto, ecólogo Dilton de Castro. O projeto é patrocinado pelo Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal e tem o apoio do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.

O Livro tem por objetivo difundir o conhecimento sobre o ciclo das águas, com destaque sobre os processos naturais e os socioeconômicos que influenciam na quantidade e qualidade da água que circula pela bacia, na qual a população tem aumentado continuamente, demandando mais comida, abastecimento de água, esgotamento sanitário, energia… enfim, mais água. É formado por introdução e três capítulos que contemplam localização, paisagens e subsistemas da bacia (cap.2); como acontece o ciclo hidrológico na bacia (cap.3); e questões de gerenciamento dos recursos hídricos (cap.4): usos, qualidade, projeções para a água da bacia, além de influência da urbanização, a relação boto e pescador, gestão de desastres hidrológicos, ações restauradoras e o papel do Comitê de bacia.

A publicação é dedicada à Educação, buscando incentivar o gerenciamento deste bem comum, finito e irregularmente distribuído, de modo que as gerações futuras possam ter o direito ao acesso garantido à água. Será lançado no dia 28 de novembro, durante a Reunião Ordinária do Comitê Tramandaí, a partir das 14h, no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do RS (CECLIMAR/UFRGS). Convidamos todas as organizações da sociedade civil, órgãos públicos, entidades de terceiro setor, bem como representantes de escolas, universidades e bibliotecas, a receber o exemplar na ocasião.

O download do livro já está disponível aqui. Mais informações com Dilton de Castro, pelo telefone (51) 3628-1415, ou e-mail taramandahy@gmail.com.

Livro: Ciclo das águas na bacia do rio Tramandaí

Org. Dilton de Castro

Cidade Porto Alegre/RS

Editora: Via Sapiens

Ano: 2019

ISBN: 978-85-61941-15-4