A Feira da Biodiversidade de Maquiné realizada dia 8 de junho na Praça da Igreja Santo André Avelino contou com cerca de 20 expositores, comercializando alimentos agroecológicos, plantas alimentícias não convencionais (PANC), saboaria artesanal, fitoterápicos, óleos essenciais, panificados de agroindústria familiar, pães com fermentação natural, polpa de frutas nativas (juçara, butiá, guabiroba, graviola etc.), mudas de plantas, artesanato de reciclados, artesanato Mbyá Guarani, brechó, livraria e sebo e muita alegria. Contou também com teatro e performances de alunos da rede pública municipal e oficina de Maracatu.

Sendo organizada tradicionalmente há dez anos pela Ação Nascente Maquiné – Anama, a Feira da Biodiversidade de Maquiné segue acontecendo na semana das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho).  Sua realização é possível graças aos recursos destinados ao Projeto Taramandahy – Fase III, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, bem como ao apoio do Comitê Tramandaí. O evento apresentou a diversidade de produtos feitos de forma ecológica no município, reunindo produtores agroecológicos, comunidade local, atraindo público de cidades do litoral norte gaúcho e de outras regiões, todos convivendo e contribuindo com a preservação da natureza e com a gestão dos recursos hídricos da bacia do Rio Tramandaí.

Com o slogam “Quem planta cuida da Terra, cuidar da Terra é cuidar da Água”, o evento fez parte das ações dos projetos de seis Estados do Brasil patrocinados pela Petrobras/Programa Petrobras Socioambiental, dentro da linha temática Água. O Projeto Taramandahy e a Anama também expuseram suas publicações, distribuíram brindes (ecobag, livros, boletins e material de apoio técnico), material demonstrativo sobre transição para agricultura ecológica e a mostra de fotografia “Mãos na Agroecologia”. Teve parceria da prefeitura municipal e da Reserva Biológica da Serra Geral/Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS.

A consumidora consciente Andréa Linhares, moradora do município de Osório adorou estar na feira e sugeriu que ela seja levada para sua cidade e muitas outras, “… porque devemos incentivar cada vez mais esse tipo de atividade, é para nosso futuro”, declarou.

Consumidora Andréa Linhares e feirante Dane Paz

Dane Paz levou alimentos feitos à base de PANC da Chácara Lírio do Brejo de Maquiné. Foi sua primeira vez em uma feira da biodiversidade: “… normalmente as pessoas associam feira a frutas, legumes e verduras e essa oportunidade de ter a biodiversidade, com diversidade de pessoas e produtos, produções caseiras e artesanais, faz um contraponto ao padrão industrializado, em que comida está muito associada ao supermercado e não às pessoas que as produzem e à terra. É para quebrar o padrão de que a comida vem do supermercado, sendo o alimento uma construção social, com uma origem que é a terra… Nas feiras, se prioriza os produtos minimamente processados e não os ultraprocessados, cheios de veneno… Gostaria que tivesse uma feira como esta uma vez por mês, porque faria repensar o costume urbano de comprar tudo no mesmo lugar, quebrando muitos padrões”.  

Conheça os feirantes:
Comunidade Pé do Arco-íris @pedoarcoiris
Ateliê Mato Dentro @ateliematodentro
Medicinas Aldeia da Paz @medicinasaldeiadapaz
Sementeira Artesanal @sementeiraartesanal
Espaço Terapêutico Araçá @espaçoterapeuticoaraça
Casa das Sementes @amiltonsementes
Retomada da Nação Mbyá Guarani de Maquiné
Duas Meninas Cerveja Caseira @duasmeninascervejacaseira
@violetaalimentos
Livraria Polpa e Saber @livrariapolpaesaber
Maria Isabel Schwab Alimentos Veganos
Samadhi – Alimentos Agroecológicos
Família Bonho
Sheda Paz Chácara Lírio do Brejo @shedapaz