Projeto Taramandahy – Fase III promoverá vivência com tecnologias ecoeficientes durante Semana Acadêmica da UFRGS e UERGS

Dia 19 de maio, alunos do curso de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) serão recebidos no Centro de Referências Ambientais (CRA) Taramandahy pelo coordenador do Projeto Taramandahy – Fase III, ecólogo Dilton de Castro. A proposta integra-se à Semana Acadêmica da Biologia Marinha UFRGS (entidade parceira do Projeto, através do Ceclimar – Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos) e UERGS. O Projeto Taramandahy – Fase III é realizado pela Anama, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Na parte da manhã, o grupo percorrerá o espaço do Centro, sendo apresentado às diversas ecotecnologias instaladas, como planejamento permacultural do espaço, captação e armazenamento de águas pluviais, geração de energia fotovoltaica, saneamento ecológico, bioconstrução, meliponicultura, viveiro de mudas nativas e agroflorestais, paisagismo produtivo e biofertilizantes. No segundo momento, serão realizadas atividades práticas de viveirismo, com identificação e repicagem de mudas; Meliponicultura, com introdução às espécies manejadas no CRA; paisagismo produtivo, com a implantação de bioswales (canais biológicos de infiltração de água), plantios de bordas dos canais e agroflorestal.

A visita orientada e as atividades práticas fazem parte da proposta de “difusão de tecnologias sociais apropriadas no Centro de Referências Ambientais” do Projeto Taramandahy – Fase III, contemplando o objetivo do Centro, em ser um espaço pedagógico disseminador das tecnologias ecológicas e que colaboram com a gestão dos recursos hídricos da bacia do Tramandaí.