Visita de Intercâmbio será por agroindústrias familiares orgânicas, propriedades ecológicas e de turismo rural em Santo Antônio da Patrulha

Em continuação ao trabalho de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pelo Projeto Taramandahy – Fase III, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar de base ecológica, será realizada a visita de intercâmbio em experiências de agricultura sustentável no município de Santo Antônio da Patrulha. A atividade ocorre no domingo, 14 de outubro e levará representantes de famílias agricultoras assessoradas pelo projeto a duas agroindústrias familiares, uma de panificados e doces, local onde também é produzida a matéria prima; outra de produtos derivados de leite. Também irão conhecer propriedades consolidadas na agroecologia, uma delas é o Sítio Sheda Paz, com mata ciliar reflorestada pelas irmãs Sheila e Daniela e de cultivo de ervas medicinais, PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e mudas arbóreas nativas para comércio.

As visitas de intercâmbio são ações do ‘Programa de conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta’ do Projeto Taramandahy – Fase III, realizado pela Anama e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. A saída realizada em julho deste ano levou agricultores aos municípios de Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul, onde conheceram experiências de organização coletiva, de gestão de produção com ênfase na sucessão familiar, e de protagonismo das mulheres na agroecologia.

No dia 14, às 7 horas da manhã, um ônibus sairá ônibus do município de Itati, passando depois por Terra de Areia, Maquiné e Osório, embarcando os agricultores (as) atendidos (as) pelo projeto. Mais informações pelo (51) 3628 – 1415 com a equipe de ATER (assistência técnica e extensão rural) do Projeto.